domingo, 12 de setembro de 2010

ATRÁS DAS CORTINAS DO TEMPO


       Maria Madalena e Cristo





                                             ATRÁS DAS CORTINAS DO TEMPO







PORTUGAL-1585- SANTA INQUISIÇÃO






O MAGO DE SANTA ANA
Imagine que você está lendo agora . Mas suponhamos que outras pessoas estiveram lendo o meu texto neste mesmo lugar 2000 anos antes .Poderíamos dizer que os dois acontecimentos, o ler do mesmo texto, ocorreram no mesmo lugar. Repare Raphael que o espaço-tempo não são duas coisas, mais uma.Todos os acontecimentos pertencem ao espaço-tempo.






RAPHAEL




Vamos aos atos e fatos






Nino conta para o filho como aconteceu.






NININHO


- Diga-me pai: e a mulher do renascimento?


NINO O GORDO.


-Quando o mago de Santa Ana pegar a espada sagrada e a flor mais pura do universo, a mulher do renascimento surgirá. Temos que estar atentos à batalha dos anjos não acabou


NININHO
- Como surgiu o primeiro Mago de Santa Ana?


NINO
- Foi quando ele estava crucificado. Elas choravam. De repente o dia se fez noite.
Os mantos de Maria e Madalena se tornaram como a noite. Eu olhei a cruz e por segundos ele não estava lá e sim beijando Maria Madalena. Quando os dois se uniram eu vi uma estrela amarelada brilhar abaixo deles. Que ódio eu tenho dessa estrela!Ouça o que ele disse:




CRISTO


´´ Olhos meus fitai-a pela última vez;


Braços meus; abraçai-a para nunca mais.


Ó meus lábios,


Vós que sóis a porta da respiração.


Selai com um beijo leal este pacto eterno que a morte me roubou´´...
Quando olhei novamente ele estava crucificado. Parecia na verdade uma visão. Fiquei com raiva olhei para ele, e senti que estava vivo. Transformei-me no soldado Longinus e com minha lança perfurei o seu peito. . Jorraram do corte água e sangue. Madalena abriu as mãos. Na sua mão direita, caiu água e na mão esquerda sangue. Fiquei com ódio porque em seu flanco o sangue não gotejava. Jorrava! Maria madalena foi envolvida por uma luz. De suas mãos de brotaram duas rosas: branca e vermelha. Foi quando ela disse:






MARIA MADALENA






--Eu floresço como a videira!






Retirou o seu talit e colocou aos pés da cruz e fez esta oração:






ORAÇÃO DA ROSA BRANCA






Aos pés da cruz


Escuta meu coração.


Atenda as suplicas dos meus lábios.


Ave, rosa branca


Que brota da terra das minhas mãos


És pura e sagrada


Veio da água viva que jorrou


Do peito do MESTRE crucificado


Ave rosa branca amada


Símbolo da vida, da morte e da ressurreição.


Contigo mantenho acesa a luz da esperança


És a minha força!


O meu escudo contra a lança do mal!


Aos pés da cruz


Escuta meu coração


Atenda as suplicas dos meus lábios.


Ave rosa branca!


Amem.






No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra estava revolvida. Foi ter com os discípulos e disse-lhes:

MARIA MADALENA


- Tiraram do sepulcro o meu SENHOR.


Os discípulos foram até lá e compreenderam que era necessário ressuscitar dos mortos. E voltaram para casa. Maria Madalena permaneceu na entrada do túmulo e viu dois anjos que lhe perguntaram:






OS ANJOS






Mulher por que choras?






MARIA MADALENA






Por que levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram?
Tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Cristo em pé, mas não reconheceu que era o seu amor.






NINO


Eu estava escondido no jardim, na entrada do túmulo. Como me arrependo de não ter feito mais uma crueldade. Tinha a lança já pronta para o ataque mortal contra eles. Foi quando Maria Madalena abraçada aos lençóis de linho perfumado do seu Raboni falou chorando:


MARIA MADALENA






Então assim que me deixa meu amor, meu amigo?






CRISTO






Adeus! Não deixarei nunca de mandar noticias minhas sempre que possa.






MARIA MADALENA






Não tornaremos mais a nos ver?






Silencio dentro do túmulo.






CRISTO






´´Sonhei que minha amada veio ter comigo e encontrou-me morto. Ela insuflou-me com beijos a vida a ponto de me ressuscitar.´´


NINO


Podia perfurar os corações deles ali mesmo. Mas foi muito rápido.


Agora filho eu pressinto o Ressurrecto. Que venha a golgota. À hora sexta, as trevas sobre a terra até a hora


nona para que ele possa clamar diante de nos:


- Elói-Elói - lama Sabactani - Deus meu por que me desamparaste?Lutemos filho para isto. Minha lança que traz grudado o sangue Crístico me servirá muitas vezes. Que seja feita sua vontade pai. Vejamos se o mago de Santa Ana e o tal de Elias vêm tirá-lo da cruz.


Os dois zombando saem rindo.




NINO






Quem triunfará a Verdade ou a mentira?A espada ou a lança?






NININHO






Pai não se esqueça do punhal.






Tempos-lugares diferentes no tempo místico






NO TEATRO DO ESPÍRITO SANTO SÉCULOS DEPOIS






ROMEU


Então, nem as santas, nem os romeiros tem lábios?






JULIETA






- Sim, tem, mas são só para rezar.






ROMEU






Nesse caso, ó minha santa querida, deixai que meus lábios façam o que as mãos fazem; elas rezam, aceitai a sua súplica para que a minha fé não transfigure em desesperança.






JULIETA


Mas as santas não se mexem, ainda que atendam os rogos que lhes façam.






A CENA SE MODIFICA PARA CRISTO E MARIA MADALENA


´´ Então fique imóvel, porque eu vou sentir a recompensa da minha


prece! Os vossos lábios perdoaram todos os meus pecados. ´´






Neste momento ele a beija. Uma estrela de seis pontas surge no céu.






MADALENA






Nesse caso ficaram os meus lábios com todos os pecados...






CRISTO


- Sim, ó dulcíssima culpa restitui-me esses pecados...






A pega na cintura e a beija outra vez.






MARIA MADALENA






Que certo sois em contas de beijos.


Coro
Só o amor lhes dará força, tempo e ocasião para caírem nos braços


um do outro...


CRISTO NA CRUZ AGONIZANDO
Olhos meus fitai-a pela última vez;


Braços meus; abraçai-a para nunca mais.


Ó meus lábios, vós que sóis a porta da respiração.


Selai com um beijo leal este pacto eterno que a morte me roubou...


Ela responde em todos os tempos.


Em todas as vidas em todos os lugares:


MARIA MADALENA


Aos pés da cruz


Meu SENHOR..


Escuta meu coração


Meu amor


Minha oração


Atenda as suplicas dos meus lábios!.


Ave rosa branca


Amem.


Então, saiu Maria Madalena do sepulcro anunciando aos discípulos:


Eu vi o meu senhor!


Eu vi o meu amor!


As cortinas dos tempos se fecham! Abrem para novas cenas dos mesmos atos em outros tempos que a mente humana é incapaz ainda de compreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário